quarta-feira, 29 de abril de 2009

Prefeito espera público de 20 mil na Festa da Farinha

CG News

A expectativa da prefeitura de Anastácio, cidade que fica a 135 quilômetros de Campo Grande, é reunir pelo menos 20 mil pessoas na 4ª Festa da Farinha, que será realizada dias 1º e 2 de maio.

O prefeito do município, Cláudio Valério (PMDB), disse ao Campo Grande News que o público esperado é de 20 mil, no entanto no sábado pode haver muito mais gente no Porto Geral, local do evento. É que nesse dia será realizado o show de Elba Ramalho.

O administrador municipal explica que a Festa é promovida com a intenção de divulgar a Farinha Pulador, produzida há 77 anos na Colônia Pulador, a maior nordestina de Mato Grosso do Sul.

Segundo Cláudio Valério, desde a primeira edição do evento os produtores passaram a tratar a produção com mais profissionalismo. Houve interesse na compra de equipamentos, capacitação de pessoal e orientação técnica.

A farinha é feita artesanalmente e por isso ainda é comercializada somente em Anastácio, que tem 24 mil habitantes, e em Aquidauana, que tem a população de 45 mil. A intenção é expandir. “Mercado a gente tem”, disse Cláudio Varelo.

Nos dois dias da festa, além da farinha, haverá comercialização de outros produtos derivados da mandioca, como bolo, tapioca e brigadeiro. O evento terá ainda o maior saco de farinha do mundo, segundo o prefeito. Serão três toneladas. A intenção é coloca-lo no livro dos recordes.

Obras - O município de Anastácio vai estar em festa no próximo fim de semana, não só por causa da farinha, mas também devido à inauguração e lançamento de obras.

De sexta-feira (1º) ao dia 8, aniversário dos 44 anos da cidade, haverá várias inaugurações e lançamentos. O prefeito destaca a inauguração da drenagem e pavimentação asfáltica da rua Oito de Maio, entre a Manoel Martinho e Padre Patrício, e a mesma obra na rua João Pessoa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.