quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Secretário de Planejamento explica situação do aterro sanitário - Carolina Acosta

Após a matéria publicada na última segunda-feira (17), sobre as denúncias no aterro sanitário de Aquidauana, o secretário de Planejamento Ronaldo Ângelo deu explicações.

Segundo matéria enviada pela assessoria de imprensa, o processo de licitação para a abertura de duas células sendo uma para resíduos sólidos urbanos e outra para resíduos sólidos de saúde, estão abertos.

Ângelo comentou que a análise da água do córrego João Dias é feito trimestralmente e não existe contaminação. “Temos uma equipe de técnicos que cuidam dessas análises, não há contagio de chorume”, disse.

Conforme divulgado na matéria anterior, o processo licitatório foi fechado por determinação da justiça eleitoral. Em outubro, a licitação foi reaberta e existe um prazo de 30 dias para as negociações. “Já existe uma empresa ganhadora”, afirmou.

Sobre o mau cheiro, que chega até o bairro Nova Aquidauana, a assessoria informa que o lixo é compactado e recoberto periodicamente com uma camada de terra para evitar o mau cheiro e para não atrair vetores de doenças.

O aterro já foi notificado pela Sema – Secretaria de Meio Ambiente, para a construção da 3° célula. “Nós cumprimos as exigências da Sema. Se houvesse irregularidade, o aterro já estaria fechado”, comentou Ronaldo.

Há uma segunda licitação aberta para a Operacionalização e Manejo dos Resíduos Sólidos, que consiste na coleta e separação dos resíduos, o que aumentará a vida útil de cada célula.

Contradição – as denúncias apresentadas na matéria anterior afirmam que o lixo não tem sido tapado e o mau cheiro atinge a região do bairro mais próximo.

Carolina Acosta

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.