sábado, 6 de outubro de 2007

AQUIDAUANA - MS: 9º BE Cmb comemora seu 65º aniversário de criação


Sexta, 05 de Outubro de 2007 - 08:45 hs

Neste 06 de outubro, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate - Batalhão Carlos Camisão, comemora, com grande júbilo, seu 65º Aniversário, e por sua importância para a Engenharia Militar Brasileira, e por sua atuação vitoriosa ao longo dos últimos sessenta e cinco anos, cabe-nos rememorar esta trajetória:

O 9º Batalhão de Engenharia de Combate foi criado pelo decreto nº 4.799, de 06 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia(atual BEsEng) na cidade do Rio de Janeiro, com efetivos locais, e do 2º Batalhão de Engenharia, da cidade mineira de Itajubá. Deslocou-se para Aquidauana, no então Estado de Mato Grosso, no dia 1º de dezembro de 1942, ocupando ao chegar, o aquartelamento já existente desde 1922, e que no momento era ocupado por um Grupo de Artilharia.

Em agosto de 1943 foi designado para compor a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaria na 2ª Grande Guerra Mundial (1939-1945). Posteriormente à designação, seguiu para a cidade fluminense de Três Rios, a fim de realizar os treinamentos, visando o embarque para o Teatro de Operações da Europa.

Incorporado à 1ª DIE/FEB, o 9º Batalhão de Engenharia participou da Campanha da Itália (1944-1945), durante a 2ª Guerra Mundial, realizando importantes trabalhos de engenharia e cooperando eficazmente nas conquistas de Monte Castelo, CastelNuovo, Camaiore e Montese, além da manobra divisionária que culminou com a rendição incondicional da 148ª Divisão de Infantaria Alemã.

O livro "A FEB por Seu Comandante", do Comandante das Tropas Brasileiras na Itália, Marechal Mascarenhas de Moraes(1960), descreve a participação brasileira na 2ª Guerra Mundial, durante a Campanha da Itália: "A Primeira tropa brasileira a cumprir missão de combate em território italiano foi a 1ª Cia do 9º BE Comb (9º Batalhão de Engenharia de Combate), comandada pelo capitão Floriano Möller. . .". Naquela oportunidade uma das pontes construídas foi denominada "Aquidauana".

Por seus gloriosos feitos na Campanha da Itália, a Bandeira Nacional do 9º Batalhão de Engenharia de Combate foi agraciada com as seguintes condecorações: Cruz de Combate 1ª Classe, Ordem do Mérito Militar e Medalha Italiana "Valore Militare".

Após a Chegada ao Brasil, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate foi desmobilizado, e reduzido a uma companhia. Durante a desmobilização, em 1945, o comandante do Batalhão na Campanha da Itália, Coronel Machado Lopes, percebeu a importância histórica da participação do 9º BE Cmb na 2ª Guerra Mundial, guardando consigo parte dos arquivos históricos da Campanha na Itália, que serviram posteriormente para a criação do Museu do 9º BE Cmb, hoje denominado Museu Marechal José Machado Lopes, em homenagem ao seu insigne comandante.

Em 1956, o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, restabelece o 9º Batalhão de Engenharia de Combate, com a designação histórica de "Batalhão Carlos Camisão", homenagem ao insigne comandante da "Retirada da Laguna".

O Batalhão Carlos Camisão tem prestado, desde sua criação, relevantes serviços à nação, além da formação de reservistas qualificados e cidadãos conscientes de seu importante papel na sociedade. Apóia a população em situações de calamidade, realiza obras de infra-estrutura que contribuem para o desenvolvimento regional, presta o apoio da Arma de Engenharia e com seus efetivos esteve presente em várias Missões de Paz dos Organismos Internacionais, como em Angola na África, na América Central na remoção de Minas, e desde 2005 participa da Missão das Nações Unidas Para a Estabilização do Haiti(MINUSTAH). Estas missões são um verdadeiro "encontro com o destino", pois criado para lutar pela Paz na 2ª Grande Guerra, tem lutado pela Paz em diversos rincões do Mundo, como o faz atualmente, compondo os efetivos brasileiros que lutam para levar a Paz ao Haiti.

O valor e a constância do 9º BE Cmb, em missões internacionais, podem ser mensuradas, pelas citações positivas daqueles que recebem seu apoio, como aconteceu recentemente na "Retomada da Capital Porto Príncipe no Haiti" para o controle das Forças da Organização das Nações Unidas, quando um Pelotão do 9º BE Cmb (Pelotão Montese), esteve constantemente em evidência nos informativos do Batalhão Brasileiro, por sua atuação destacada.


Fonte: Anastácio Notícias


http://www.anastacionoticias.com.br/index.php?pagina=noticias-ver&codigo_noticia=5673

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.