quinta-feira, 4 de outubro de 2007

AQUIDAUANA - ANASTÁCIO: Ligados pela Ponte da amizade (foto: Sirnai Moro/

AQUIDAUANA
A cidade Aquidauana está distante cerca de 130 km da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, possui de acordo com o Censo Demográfico de 2.000, do IBGE, 43.378 habitantes.
O município de Aquidauana possui mais de 16 mil kilometros quadrados de área territorial, várias aldeias indígenas da Nação Terena e muitos atrativos, entre eles:
Quatro distritos, Cipolândia, Piraputanga, Camisão e Taunay onde está concentrada a maior comunidade indígena do País, diversas fazendas e local apropriado para a pratica de esportes e uma vez por ano acontece na cidade o maior evento turístico do Centro Oeste do Brasil, a Pantaneta - A Micareta do Pantanal.
O novo povoado nasceu a 12 km da lendária Santiago de Xeres, porto fluvial fundamental para o desenvolvimento da região.

Município : Aquidauana

Área: 17.008,50 km2

Altitude: 149 m

Distância de Campo Grande: 130 km

População: 40.394 (urbana: 31.977 - rural: 8.417)

Descrição: Fundada em 15 de agosto de 1892, as margens do rio Moboteteu atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comissão composta pelo major Theodoro Rondon e pelos coroneis João d'Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Correa e Manoel Antonio Paes de Barros.
Foi elevada a distrito pela lei número 467, de 18.12.1906 e o município foi criado pela lei número 772, de 16.07.1918. *No dia 15 de agosto comemora-se o aniversário da cidade.

Distante alguns quilômetros de Aquidauana podem ser encontradas algumas aldeias como Bananal, Imbirussu dos Índios Terenas e um distrito chamado Taunay.
O rio Aquidauana, que empresta o nome ao município, tem suas cabeceiras sobre a serra de Maracaju cerca de 1.200 km de leito, juntando-se ao rio Miranda cem quilômetros de sua foz do rio Paraguai. Sua navegação atende somente fazendas com pequenas embarcações nas épocas das cheias, quando as estradas do Pantanal ficam intransitáveis.
Esse rio já teve várias denominações: Mateteú, Mboteteú e Embeteteú , Mondego, Guachiu e Miranda.
Sobre a proteção de Nossa Senhora da Conceição, a cidade de Aquidauana, que na época da fundação tinha cerca de 40 pessoas, hoje tem mais de 40 mil habitantes, sendo uma das maiores do estado. Possui uma área de 17.008 km², dotada de uma infra-estrutura urbana, água tratada, transporte rodoviário, bancos e hotéis-fazendas .
A cidade tem clima tropical, com vários lugares agradáveis para visitar: campings, a catedral (uma cópia de Notredame, em Paris), a Ponte da Amizade,etc,. É possível também conhecer pratos típicos da cidade em restaurantes tradicionais.

foto: Sirnai Moro/ Ponte da amizade - liga Aquidauana ao municipio de Anastácio


http://www.campogrande.news.com.br/aquidauana.htm

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial