terça-feira, 9 de outubro de 2007

Bonito recebe três prêmios pelo Guia 4 Rodas

10/10/07

O município de Bonito, a 300 quilômetros da Capital, foi contemplado pela revista Guia 4 Rodas, da Editora Abril, com três importantes premiações: melhor atração, para os passeios do Rio da Prata (1º Lugar) e Gruta do Lago Azul (4º Lugar) e ainda melhor Projeto Sustentável do País. Para o prefeito da cidade, José Arthur Figueiredo (PMDB), a premiação representa o "reconhecimento do trabalho sério que toda a comunidade desenvolve em parceria com a iniciativa privada e poder público".

O passeio do Rio da Prata, em Jardim, compreende trilha e flutuação por dois quilômetros de águas cristalinas, partindo do afluente Olho D'Água. Os turistas observam uma grande diversidade de peixes. O Rio da Prata foi eleito pelos leitores do Guia 4 Rodas. Mesmo estando em Jardim o passeio faz parte do roteiro turístico de Bonito. Por dia, apenas 150 pessoas podem fazer o passeio.

Em quarto lugar, no item melhor atração veio a conhecida "Gruta do Lago Azul", que foi a principal responsável por projetar Bonito no cenário nacional do turismo. O grande espetáculo acontece de dezembro a janeiro, quando o sol ilumina a gruta por dentro.

Para o poder público, além dos passeios, o mais importante para o município foi a premiação de melhor Projeto Sustentável do País, onde se levou em conta a organização turística, preservação ambiental e modelo de gestão. A cidade recebe anualmente cerca de 80 mil visitantes, que gastam em média R$ 30 milhões e ajudam a manter 4.600 empregos na área.

"A partir deste reconhecimento aumenta a nossa responsabilidade em manter toda essa estrutura. Para isso a prefeitura investiu primeiramente em saneamento básico - hoje há tratamento de esgoto em cem por cento das casas -, depois foi construída uma nova rodoviária e agora o governo já anunciou a construção de um terminal de passageiros no aeroporto", destaca o prefeito José Arthur.

Bonito também aparece pelo quinto ano consecutivo como o melhor destino de ecoturismo na revista Viagem. E no Guia 4 Rodas 2008 foi editada uma reportagem sobre o município, elencando todos os seus atrativos. "Uma das nossas metas agora é implementar o turismo de eventos, que será facilitado com o investimento do governo no aeroporto. Com isso, resolvemos o problema da baixa temporada", argumenta o prefeito.

Bonito tem hoje cerca de 40 atrativos turísticos, 80 guias e aproximadamente 80 pousadas e hotéis.

Fonte: MS Notícias

http://www.portalbonito.com.br/cultura/noticias_ler.asp?id=11840

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.