sábado, 6 de outubro de 2007

Bonito - MS: Projeto: Festival da Guavira

A comunidade de Bonito promove todo ano o Festival da Guavira. A Guavira é um fruto típico da região e faz parte da cultura local. A escolha da fruta como nome do Festival surgiu da necessidade de conservação dos recursos naturais. Nativa do Cerrado, a Guavira vem sendo aos poucos substituída por áreas de pastagem para a criação do gado.

Os quatro dias de festival serão marcados por apresentações musicais, dança, teatro, palestras que aboradam temas como: conservação de recursos naturais e inclusão social em localidades turísticas, venda de artesanato, exposição de artes plásticas e uma praça de alimentação, com comidas típicas e os mais diversos produtos derivados da guavira. Além disso, são promovidos cursos de culinária que ensinam a fazer pratos e doces com a fruta. As crianças participam ativamente do evento através das escolas, que todo ano antes do Festival promovem um concurso de redação cujo tema é claro, é a Guavira! E não para por ai! Foi criado também um concurso para eleger o melhor "Guaviral" da região.

Os proprietários rurais e a população local estão aderindo cada vez mais ao cultivo da fruta por conta desse incentivo, tornando esse plantio uma fonte de renda para muitas famílias. O número de plantações desde do surgimento do Festival para cá, aumentou significamente.

Esse é o primeiro festival do gênero efetivamente local, feito para valorizar e resgatar a cultura e a história.
Para quem vai para a região nessa época, esse Festival é uma ótima opção de lazer!

Operadora Participante: Ambiental Expedições

http://www.bbeco.org/site/projetossustentaveis.asp

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.